A Campanha da Fraternidade 2011 já foi lançada e está mobilizando a sociedade por todo o país. Em sua 47ª edição, traz o tema “Fraternidade e Vida no Planeta”, buscando conscientizar a população sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas e incentivar ações que preservem a vida no planeta.

O texto-base da CF 2011, que guia o debate ao longo do ano, questiona nosso atual modelo de desenvolvimento, nosso modelo energético, a organização do agronegócio e práticas como o desmatamento e as queimadas. Discute também a relação que há entre o aquecimento global e as atividades humanas e aponta diversas atitudes que podem ser tomadas por pessoas, comunidades, governo, empresas e instituições para colaborar com a preservação da vida e da “criação”.

A preocupação da Igreja, de defesa do meio ambiente e do ser humano, também está presente na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Buscando incentivar o debate em torno de políticas ambientais para o Estado, o Deputado Robson Leite organizou na Casa uma Sessão Solene de Abertura da CF 2011. Para a ocasião, já estão confirmadas as presenças do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, do Bispo da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, do Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Nelson Francelino, da professora da PUC-Rio, Valéria Bastos e do Presidente da Associação de Catadores de Jardim Gramacho, Tião Santos.

A participação de todos e todas nesta atividade, entre leigos, religiosos, movimentos sociais e organizações civis, é de suma importância. A partir do encontro será formado um Grupo de Trabalho do mandato de Robson, responsável pela construção de políticas de meio ambiente para o Estado do Rio de Janeiro.

A Sessão Solene será realizada no dia 08 de abril de 2011, às 18:30h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho – Palácio Tiradentes, Rua Primeiro de Março, s/nº, Praça XV, Centro.

Comments

comments