Ontem estive na PUC-Rio, participando de um debate entre candidatos a Deputado Estadual organizado pelo Diretório Central dos Estudantes. Foi muito bom discutir minhas propostas e idéias com o grande e jovem público presente, ainda mais na universidade onde estudei e me formei.

As primeiras perguntas foram direcionadas a educação. Falamos sobre o Prouni, programa que contribui e muito com a democratização do Ensino Superior. Na própria PUC temos provas disso, com inúmeros alunos beneficiados. Defendi, porém, mais investimentos em qualificação da Educação Básica e ampliação da Superior, que possibilitem acesso pleno à universidade. A universidade só será realmente democratizada com vagas para todos e todas que desejem cursá-la, com o fim do vestibular e o acesso direto à universidade

Também chegaram à mesa algumas perguntas sobre segurança pública. Defendi minha concepção de segurança cidadã, onde a ação policial é combinada com investimentos sociais, com geração de emprego e com construção de cidadania. Não devemos negar os avanços propiciados pelas UPPs, mas não podemos de forma alguma restringir nossa política pública de segurança à ação policial.

Encerrei minha participação com a defesa de um novo modelo democrático. Nossa campanha é pela construção de uma democracia cada vez mais participativa, menos representativa. Citei o exemplo da antiga Prefeitura do Rio de Janeiro, onde Cesar Maia exercia seu poder segundo seus próprios interesses – vide escândalos de verbas mal empregadas como na Cidade da Música. Só com participação popular evitaremos autoritarismos do poder público e construiremos governos e mandatos realmente a serviço do Bem Comum.

Veja as fotos da atividade aqui!

Assista a reportagem publicada no Portal da PUC-Rio:

(Para que usuários do Firefox em plataforma Windows possam ter acesso aos vídeos do portal PUC-Rio Digital é preciso a instalação de um arquivo que está disponível aqui e deve ser salvo e instalado. Aos usuários em plataforma Mac o acesso aos vídeos ainda é restrito ao navegador Safari e também é necessário a instalação de um arquivo disponível aqui.)

Comments

comments