Passei o dia de hoje, sábado dia 4 de março, realizando diversas agendas de formação sobre a Campanha da Fraternidade desse ano, cujo tema é “Biomas brasileiros e defesa da vida”. Estive de manhã cedo no Valqueire, em seguida no Éden em São João de Meriti e por último, agora há pouco, em Bangu, Zona Oeste do Rio. Encontrei pessoas conscientes e muito preocupadas com o bem comum e com as questões ambientais que afetam diretamente as nossas vidas.

A CNBB traz outra excelente oportunidade de refletirmos na quaresma sobre mais um tema de cunho social: as ameaças constantes que sofrem os nossos biomas.

Ocupações irregulares – a maioria em condomínios de luxo -, emissão de esgoto não tratado em nossos mananciais e o crescente desmatamento são questões que ameaçam a vida em nossa cidade e no nosso Estado. E cobrar das autoridades compromissos nesse sentido é fundamental e indispensável. Cabe destacar ainda a importância de cobrarmos a aprovação dos planos municipais de saneamento básico e a universalização do tratamento do Esgoto no Rio.

Também precisamos nos mobilizar para impedir que a Cedae seja privatizada aqui no Rio de Janeiro. Se isso acontecer, o acesso à água, além de ficar mais caro, será objeto de lucro e especulação do capital privado. São Paulo seguiu esse caminho com a privatização da SABESP e o resultado todos nós conhecemos: a maior crise hídrica da história do nosso país!

Outro exemplo que assistimos recentemente – e que também afetou diretamente a nossa vida – foi o trágico acidente em Minas Gerais com a queda da barragem da Samarco/Vale do Rio Doce. Já há alguns pesquisadores associando o surto de febre amarela àquele grave acidente ambiental que matou parte do ecossistema daquela região.

É indispensável à cobrança das autoridades para que os responsáveis sejam punidos e que fiscalizações mais efetivas impeçam novos desastres. Tratam-se de vidas ameaçadas e que precisam ser preservadas acima de tudo.

Conscientizar e participar são as chaves para a construção de um outro mundo possível. E esse é e sempre será o nosso compromisso!

Acompanhe a nossa luta curtindo a nossa página.

E vamos juntos construir um novo amanhã pela política.

 

Comments

comments