No final de 2012, no exercício do meu mandato de Deputado Estadual, eu fui procurado por um grupo de amigos e militantes da área de educação popular de Jacarepaguá acerca de uma importante demanda: a necessidade de um aparelho de educação pública técnica profissionalizante com ensino superior para essa região. Imediatamente iniciamos no gabinete um estudo técnico qualificado sobre essa iniciativa, quais alternativas existiam e se havia realmente esse necessidade em comparação com outros bairros e até cidades do nosso Estado.

Ao constatar não apenas a pertinência da demanda em função da carência da região em comparação com as demais do Estado, o estudo apontou também a perfeita viabilidade econômica e técnica do projeto para trazer um Instituto Federal de Educação Tecnológica para a Região. Faltava apenas a famosa “vontade politica” por parte do Rio de Janeiro. Abracei então essa causa. Envolvi diversos atores, entre eles o Deputado Federal Jorge Bittar e o Ministro da Educação José Henrique Paim. Consegui, através do Ministério e do Deputado Bittar, uma audiência com o Prefeito junto com todos os atores técnicos e políticos além de alguns representante do grupo de educadores populares de Jacarepaguá.

Para minha agradável surpresa, o projeto não apenas atenderia aos critérios técnicos e metas do MEC da época, como também haveria possibilidade de se trazer dois institutos: um em Jacarepaguá e outro no complexo do Alemão.

O Ministro foi claro na reunião: – “Prefeito. Eu tenho uma meta nacional a cumprir e há uma carência enorme na cidade do Rio. Só depende da Prefeitura.”

Senti, naquele momento, uma estranha resistência por parte do Prefeito. Cada obstáculo colocado por ele era prontamente rebatido pela nossa equipe presente. Lembro perfeitamente quando ele disse não haver área disponível e eu, já imaginando esse argumento, apresentei a área de Jacarepaguá onde funcionava a antiga e abandonada fábrica da Ambev assim como a área no complexo do Alemão, apresentada pelo Deputado Bittar, onde havia alguns containers da Secretaria de Segurança Pública. Ambas atendiam perfeitamente as exigências técnicas do Ministério de Educação.

Sem ter mais o que dizer, o Prefeito topou a idéia de dois novos Institutos Federais no Rio e “determinou o início dos trabalhos visando a desapropriação das áreas e o início do projeto”.

Doce ilusão. Enrolaram o ano de 2013 inteiro e nada fizeram. Não foram poucas as vezes que denunciei da tribuna, aos secretários de Governo do Rio e na própria imprensa essa “estranha lentidão” do projeto. Vieram as eleições, infelizmente eu não fui reeleito e hoje cedo, voltando de uma palestra que ministrei em uma comunidade próxima ao local onde seria erguido o Instituto Federal em Jacarepaguá, eu vi essa triste imagem desse post: uma placa informando que a área abrigará “mais um shopping” para a Região.

Quem mora em Jacarepaguá, bairro que sofre pelo abandono de políticas públicas que atendam às reais demandas da região, como transporte público, aparelhos de educação pública de ensino superior, segurança pública e saúde, sabe bem o que significa mais um shopping na região: caos na mobilidade urbana, problemas de abastecimento de água e agressões ao meio-ambiente. Tudo isso é a lamentável consequência de termos o mesmo grupo político administrando o Estado e a cidade há 20 anos… administram sem ouvir a população e entender as suas reais necessidades. Administram, única e exclusivamente, para atender aos interesses do grande capital. E no caso de Jacarepaguá, para atender aos interesses da especulação imobiliária.

Triste, mas é a pura e dura realidade.

Não desistimos da luta. Tendo ou não mandato, vamos continuar brigando e mostrando que os que estão na Alerj e na Câmara de Vereadores, fora algumas honrosas e importantes exceções, não possuem a independência e a coragem necessárias para denunciar essas graves situações que afetam a nossa cidade e o nosso Estado.

Sigamos na luta… fiscalizando, pressionando e apontando aqui os problemas e necessidades do nosso Estado… muito deles causados pelo descalabro do PMDB e de seus partidos aliados no RJ.

Acompanhe a nossa luta curtindo a nossa página.

E vamos juntos construir um novo amanhã pela política.

Comments

comments


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/robsonleitecom/public_html/wp-includes/functions.php on line 4669

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/robsonleitecom/public_html/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 111