Escolha uma Página

 

Tive o privilegio de participar, dia 28 de outubro, do seminário sobre o direito à moradia em comemoração aos 40 anos da Pastoral de Favelas. O tema do seminario foi “Pastoral de Favelas: 40 anos em defesa do direito à moradia”, e teve como lema as palavras do Papa Francisco no encontro mundial do Papa com os Movimentos Sociais na Bolívia em 2015: “Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra e nenhum trabalhador sem direito”.

A importante luta contra as remoções em nossa cidade é a linda marca desse trabalho coordenado atualmente pelo Monsenhor Luiz Antônio Pereira Lopes. “Hoje o nosso déficit habitacional é de 350 mil moradias, que precisamos apenas para o município do Rio de Janeiro, e isso é uma coisa vergonhosa. A Igreja tem como missão proclamar o direito à moradia, uma das necessidades do nosso povo” disse ele ao longo do encontro.

Fui uma honra colaborar em uma das mesas desse momento e uma alegria estar à disposição dessa luta, seja quando fui parlamentar ou como membro engajado das pastorais sociais da Igreja. A opção preferencial pelos Pobres é o centro do Evangelho e o acesso à moradia digna uma obrigação do Estado, conforme afirmou o Papa Francisco na Bolívia. A função social de toda propriedade nos obriga a fazer uma profunda reflexão sobre a triste realidade existente em nossa cidade, em nosso estado e no nosso país. E a realidade de 2018, sobretudo ao vermos as prioridades orçamentárias das três esferas governamentais para o ano que vem, é muito preocupante. Infelizmente, esses três governos estão à serviço, única e exclusivamente, do grande capital. E só a força dos movimentos sociais e de pastorais – como a pastoral das favelas – serão capazes de pressionar e evitar as graves ameaças desse sombrio cenário.

Acompanhe a nossa luta curtindo a nossa página.

E vamos juntos construir um novo amanhã pela política.

Siga@robsonleite no Twitter
Acompanhe pelo Facebook
Robson Leite no Instagram

Fonte e Fotos: Site ArqRio e Carlos Moioli