Tido como uma dos líderes mais populares da história da Igreja Católica no Rio, o arcebispo dom Orani João Tempesta completa hoje 60 anos de idade. Natural de São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, dom Orani está à frente da Arquidiocese carioca desde fevereiro do ano passado, quando sucedeu dom Eusébio Oscar Scheid.

Em 16 meses, aproximou a Igreja dos jovens, ampliou o serviço pastoral e procurou integrar todas as paróquias, visitando sem distinção até as mais modestas igrejas. Essa dedicação faz com que muitos católicos esperem que sua nomeação como cardeal seja confirmada pelo papa Bento XVI em setembro.

– Com sua maneira tranquila, serena, humilde e sua palavra de fé e coragem ao povo carioca, dom Orani já é parte do Rio – disse o governador Sérgio Cabral, quando o arcebispo comemorou um ano à frente da Arquidiocese do Rio.

Ordenado sacerdote em 1974, foi vice-prior do Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo (SP). Foi ordenado bispo em 1997, antes de ir para Claraval (MG), onde ficou até ser nomeado arcebispo de Belém, em 2004.

Texto publicado originalmente no Jornal do Brasil.

Comments

comments