Foi realizada hoje (25/04) na Alerj, por iniciativa do Deputado Robson Leite, presidente da Comissão de Cultura, a primeira audiência pública sobre cultura da moda do país. Mais de setenta pessoas, entre empresários, estilistas, professores, estudantes, gestores e artesãos, estiveram presentes debatendo políticas públicas para a moda no Rio de Janeiro.

Robson, que no começo da audiência fez uma bela homenagem aos 35 anos da morte de Zuzu Angel, estilista brasileira assassinada pela ditadura militar, destacou a importância da atividade: “Essa audiência tem o papel central de organizar o grupo da moda em nosso Estado. Estamos diante de um novo campo de discussão e atuação, capaz de trazer muito desenvolvimento para o Rio, com geração de renda e emprego – afinal, a economia criativa é um grande potencial fluminense. E a presença de tanta gente aqui na Assembleia reflete a grande necessidade de políticas específicas sentida por quem atua na área”.

Entre os encaminhamentos da audiência está a criação de um Grupo de Trabalho, responsável pela organização do Seminário Estadual da Moda. “A partir do seminário, formularemos o Plano Estadual da Moda, que deve ser parte do Plano Estadual de Cultura e ser capaz de fortalecer a moda como expressão de nossa identidade cultural, fomentar a pesquisa, a qualidade e, claro, o emprego e a renda no Rio de Janeiro”, defendeu Robson.

Assista ao vídeo da audiência produzido pela TV Alerj.

Comments

comments