Refinaria Alberto Pasqualine - REFAPApós quase uma década, a Petrobras volta a deter 100% do controle das ações da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), com a decisão do Conselho de Administração aprovada nesta segunda-feira (13/12). Trata-se de uma vitória da sociedade e dos trabalhadores da Petrobrás, que sempre contestaram a venda de 30% do capital da refinaria para o grupo espanhol Repsol-YPF em 2001.

A Refap foi criada em 1968 na cidade de Canoas (RS) e foi a primeira unidade da companhia a atuar na Região Sul. Com um faturamento de R$ 12,6 bilhões em 2010 a Refap é a quinta maior refinaria do Sistema Petrobras e possui 890 empregados. Tem uma capacidade instalada de 200 mil barris de petróleo por dia e produz, principalmente, óleo diesel e gasolina, além de nafta petroquímica, propeno, GLP, querosene de aviação, óleo combustível e asfalto.

Esta foi uma decisão estratégica para Petrobras no segmento de refino, agregando valor aos negócios da companhia. O retorno do controle integral do Sistema Petrobras sobre a Refap simboliza a política da atual da empresa de constituir uma Petrobras sólida e integrada, motor para o desenvolvimento do país.

Comments

comments