Há quatro anos produtores culturais da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro promovem a Semana da Poesia – evento criado a partir de duas importantes datas para a literatura, o Dia Nacional da Poesia (14 de março) e o Dia Internacional da Poesia (21 de março). Este ano, no entanto, o evento ganha outro formato.

Com o intuito de espalhar as comemorações pela data e democratizar o debate cultural, o coletivo Visão Suburbana se reuniu com os responsáveis pela Semana da Poesia, propondo atividades poéticas pelos arrabaldes da cidade, fazendo com que a proposta nascida na Zona Sul incluísse também a Zona Norte. O resultado dessa parceria pode ser conferido esta semana, em diversos pontos da cidade.

Na praça XV de Novembro, em Marechal Hermes, está montado o projeto Poesia na Praça, que conta com a instalação de 150 poesias de poetas suburbanos. Nas escolas municipais E. M. Alcides de Gasperi e E. M. D. João VI, acontece a atividade cultural “A festa da Poesia”. E, como ponto principal da programação, “Desargumentação – a cultura por trás do Cristo Redentor”, um debate sobre as potencialidades e complexidades da literatura periférica na cidade do Rio de Janeiro, organizado com o Projeto Subúrbio Carioca, com o Cineclube Nosso Tempo e com o ponto de cultura Cidadania em Movimento.

O debate Desargumentação ocorrerá no auditório do Teatro Armando Gonzaga (Av. Gal Osvaldo Cordeiro Farias, 511 – Marechal Hermes), nesta quinta (17/03), às 18:30h, em conjunto com a exibição do filme Curta Saraus – uma produção paulistana que versa sobre a efervescência cultural das periferias daquela cidade.

Acompanhe e divulgue as atividades. Acesse e saiba mais: www.visaosuburbana.com

Comments

comments